Meteoro mais brilhante que o planeta Vênus é visto na Capital - Conecta Paraíba

Últimas Notícias

segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Meteoro mais brilhante que o planeta Vênus é visto na Capital

Pequenos fragmentos que vagavam o espaço atingiram a atmosfera da Terra às 3h59, gerando o meteoro. Fenômeno também foi visto em Caruaru, Pernambuco

Fenômeno foi registrado na madrugada do dia 12 de agosto - Foto: Divulgação/Marcelo Zurita/Bramon

Um meteoro luminoso foi visto no céu de João Pessoa e registrado por câmeras de astrônomos amadores. Conhecido como bola de fogo (ou fireball, na expressão em inglês), esse tipo de meteoro possui escala de brilho superior a do planeta Vênus. O fenômeno também foi visto em Caruaru, Pernambuco.


O registro aconteceu na madrugada da última quarta-feira (12). O diretor técnico da Bramon, rede colaborativa de astrônomos amadores e profissionais do Brasil, Marcelo Zurita, é autor do registro feito em João Pessoa. Segundo ele, o meteoro foi classificado como esporádico e é oriundo do cinturão principal de asteroides.


Pequenos fragmentos que vagavam o espaço atingiram a atmosfera da Terra às 3h59, gerando o meteoro, que surgiu a 92,6 km de altitude sobre o município de Serra da Raiz, no Agreste paraibano e seguiu na direção leste, a uma velocidade de 27,5 km/s (99 mil km/h) até desaparecer a 56,2 km de altitude sobre o mar da Baía da Traição, no Litoral Norte do estado.


Portal Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas