Ferramenta para quem teve auxílio emergencial negado é anunciada pelo governo - Conecta Paraíba

Últimas Notícias

terça-feira, 2 de junho de 2020

Ferramenta para quem teve auxílio emergencial negado é anunciada pelo governo

A estimativa do governo é que o sistema deva beneficiar mais cinco milhões de brasileiros

Foto: Leonardo Sá/Agência Senado

A criação de uma ferramenta de contestação para pessoas que tiveram o auxílio emergencial de R$ 600 negado foi anunciada pelo ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, nessa segunda-feira (1º).


A estimativa do governo é que o sistema deva beneficiar mais cinco milhões de brasileiros depois da contestação.


"Nós estamos construindo o que chamamos de 'esteira de contestação', que vai ser pelo número 121, mas que ainda não está pronto", disse o ministro durante uma entrevista ao Brasil Urgente, da TV Bandeirantes.


Segundo o governo, a ferramenta será anunciada até o fim desta semana.


Como contestar

De acordo com a Caixa, se a resposta ao pedido do benefício for por “dados inconclusivos”, será permitido realizar nova solicitação.


Atualmente, se o resultado for “benefício não aprovado”, o cidadão poderá contestar o motivo da não aprovação ou realizar a correção de dados por meio de nova solicitação.


Para fazer a contestação, no site auxilio.caixa.gov.br, o interessado vai clicar em “Acompanhe sua solicitação”; informar o CPF; marcar a opção “não sou um robô” e clicar em continuar. É preciso informar ainda o código enviado por SMS para o celular do beneficiário. Após esse passo, vai aparecer a mensagem “Auxílio Emergencial não aprovado”, sendo informado também o motivo da não aprovação. Logo abaixo, são disponibilizados dois links. No primeiro, é possível “Realizar nova solicitação”, no caso de ter informado algum dado errado. No segundo, o cidadão deve “Contestar essa informação”, caso julgue que informou os dados corretamente, mas não concorda com o motivo da não aprovação.


O governo federal disponibilizou dois sites para consultar a situação do requerimento: www.cidadania.gov.br/consultaauxilio e https://consultaauxilio.dataprev.gov.br .


Portal T5

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas