Assistentes sociais fazem a ligação para os familiares em horários
específicos e intermediação da conversa com os pacientes
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Chamadas de vídeo são feitas através do WhatsApp - Foto: Divulgação/Codecom PMCG |
A Secretaria
de Saúde de Campina Grande iniciou um serviço de ‘televisita’ para que os
familiares das pessoas com Covid-19 internadas no Hospital Municipal Pedro I
possam se comunicar com os pacientes e acompanhar a evolução e o quadro dos
entes queridos.
São chamadas
de vídeo feitas através do WhatsApp. Os assistentes sociais fazem a ligação
para os familiares em horários específicos e intermediação da conversa com os
pacientes. As ligações são feitas com pacientes que estão na ala das
enfermarias com quadro estável.
“Essa é uma
forma de humanizar mais o serviço porque estamos vivendo uma situação muito
delicada em que os familiares não podem ter contato com os pacientes e isso
causa muita aflição aos parentes e também aos próprios pacientes. Agora, as
famílias podem ver através da chamada de vídeo como estão seus entes queridos e
conversar com eles, e isso faz uma diferença enorme”, disse o Secretário
Municipal de Saúde, Filipe Reul.
Para
realizar a televisita, os assistentes sociais solicitam um número de WhatsApp
da família. A Secretaria de Saúde também já disponibiliza um número de telefone
para as pessoas ligarem a fim de receberem informações. É o (83) 3310-6388.
Esse serviço funciona das 14h às 17h.
Para o
diretor clínico do Hospital Municipal Pedro I, Dr. Tito Lívio, a medida é muito
importante. “Todo familiar quer e precisa ter informação do seu paciente e esse
serviço pode inclusive ajudar na recuperação deles, já que o fator psicológico
é fundamental”, avaliou.
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