Pagamento de água e luz continua obrigatório durante quarentena - Conecta Paraíba

Últimas Notícias

sábado, 9 de maio de 2020

Pagamento de água e luz continua obrigatório durante quarentena

Evitar o desperdício preserva o fornecimento normal desses serviços e reduz os gastos
Foto: USP Imagens
O fornecimento de água e o de energia elétrica não pode ser suspenso por motivo de inadimplência dos consumidores enquanto durar o isolamento social provocado pelas medidas preventivas de combate ao coronavírus, mas o consumidor não está isento do pagamento das faturas mensais, sob pena de arcar com o ônus constante na legislação como juros e cadastro negativo, alerta a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP).

A secretária do Procon-JP, Maristela Viana, explica que o consumidor tem procurado a Secretaria para tirar dúvidas sobre esse assunto e alguns até pensam que também estão isentos dos pagamentos das faturas.

“Em um momento atípico como esse e que existe um grande volume de informações, inclusive de notícias falsas, é normal haver esse tipo de confusão. O pagamento da fatura continua obrigatório, ainda que a inadimplência não provoque o corte no fornecimento desses dois serviços por 90 dias, desde que foi decretado o estado de calamidade pública”.

Maristela Viana aconselha ao consumidor que, sempre que possível, faça o pagamento de suas contas, até para evitar acúmulo de dívidas quando tudo voltar à normalidade. “Entendemos que o momento é delicado, que muita gente teve redução da renda mensal, mas vale o esforço de não se tornar inadimplente em serviços essenciais. Sempre que possível, pague sua fatura mensal porque mais cedo ou mais tarde ela será cobrada”.

Ela acrescenta que agora, mais do que nunca, é preciso evitar o desperdício, tanto para preservar o fornecimento normal desses serviços, quanto para reduzir os gastos e tentar manter o orçamento doméstico mais equilibrado. “Com as pessoas ficando mais tempo em casa, também é normal o consumo aumentar, mas algumas medidas podem ser adotadas para evitar o desperdício”, orienta Maristela Viana.

Como poupar energia elétrica
– Retire os aparelhos das tomadas quando não estiverem sendo utilizados;
– Acumule roupas para utilizar a capacidade máxima da máquina de lavar;
– Aproveite a luz do dia para executar algumas atividades, mantendo portas e janelas abertas;
– Apague a luz dos cômodos ao sair;
– Use chuveiro elétrico na posição verão ou morno e evite banhos demorados;
– Verifique a vedação da porta da geladeira sempre que usá-la;
– Mantenha os filtros do ar-condicionado sempre limpos para evitar que o motor trabalhe mais.

Como poupar água
– Feche a torneira quando estiver escovando os dentes, fazendo a barba ou lavando as mãos e o corpo;
– Evite banhos demorados;
– Observe se há vazamentos e não deixe torneiras pingando;
– Evite lavar pátios, calçadas e quintais, mas se for necessário, use mangueira de pressão ou reutilize a água da máquina de lavar roupa, por exemplo;
– Utilize a capacidade máxima da máquina de lavar roupa.

Portal Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas