Comitê de Crise Covid-19 de Nova Palmeira realiza reunião com comerciantes do ramo de alimentos - Conecta Paraíba

Últimas Notícias

sexta-feira, 8 de maio de 2020

Comitê de Crise Covid-19 de Nova Palmeira realiza reunião com comerciantes do ramo de alimentos

Na reunião desta sexta, houve grande participação do comércio e todos se disponibilizaram a continuar colaborando com as medidas de enfrentamento ao novo coronavírus
Reunião aconteceu no Coelho Iran Coelho Dantas (Foto: Assessoria)
O Comitê Municipal Gestor de Crise Covid-19, do município de Nova Palmeira, realizou na manhã desta sexta-feira (8), uma reunião com comerciantes locais do ramo de alimentos, para discutir junto ao comércio, as ações de enfrentamento ao Covid-19 e as atualizações das diretrizes para o funcionamento do comércio em geral, que permanecem baseadas no Decreto 010/2020, assinado pelo prefeito Ailton.

Conforme o decreto, as atividades comerciais com potencial de aglomeração, continuam suspensas por tempo indeterminado, como: casas de shows, bares, restaurantes e lanchonetes, devendo estes funcionar como delivery, providenciando a logística adequada. Os restaurantes, bares e lanchonetes poderão efetuar entrega em domicílio e disponibilizar a retirada no local de alimentos prontos e embalados para consumo fora do estabelecimento, desde que adotadas as medidas estabelecidas pelas autoridades de saúde de prevenção ao coronavírus.

Todos os estabelecimentos deverão oferecer álcool gel 70% , para higienização das mãos dos entregadores, assim como máscaras, que podem ser de tecido, quando em entrega domiciliar. Quando a compra for ser retirada no estabelecimento, deve oferecer álcool a 70% para clientes, quando for retirar a compra no local.

A Vigilância Sanitária realizou orientações a todos os comerciantes presentes e monitoramento de temperatura dos mesmos. Houve grande participação do comércio e todos se disponibilizaram a continuar colaborando com as medidas de enfrentamento ao novo coronavírus.

Na reunião que aconteceu no prédio da Escola Municipal Iran Coelho Dantas, as pessoas foram acomodadas em cadeiras, com distanciamento físico de 1,5 metros e todos estavam usando máscaras.

O evento contou com 38 comerciantes locais, e todos passaram por aferição de temperatura, antes de entrar na reunião e avaliação de sinais gripais. Nenhuma pessoa presente na reunião apresentou sinal gripal ou febre.
Comerciantes têm a temperatura aferida (Foto: Assessoria)
Foi aberto o debate e ouvidas as demandas dos comerciantes, afim de adaptarmos as ações de acordo com as necessidades sanitárias, mas respeitando as solicitações feitas na reunião. De acordo com o decreto municipal, ficou determinado que todo o comércio deve oferecer máscaras para os seus funcionários, pelo menos quatro máscaras de tecido para cada trabalhador, proporcionando assim a possibilidade da troca a cada 2h ou sempre que umedecer a máscara. O comerciante precisa ainda, garantir álcool gel ou líquido a 70% para a higienização das mãos dos clientes e funcionários ou água e sabão, evitando toalhas de tecido.

Ficou acordado ainda que os comerciantes deverão exigir o uso de máscaras dentro do comércio, por parte de clientes, vendedores e entregadores. Foram ouvidas as demandas e a partir delas, serão elaboradas ações compatíveis.

Comitê Municipal Gestor de Crise Covid-19

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas