Mais de 100 testes rápidos da Covid-19 foram realizados em Santa Rita, nesse sábado - Conecta Paraíba

Últimas Notícias

domingo, 10 de maio de 2020

Mais de 100 testes rápidos da Covid-19 foram realizados em Santa Rita, nesse sábado


Cidade é a segunda da PB com o maior número de casos registrados para o coronavírus
Teste rápido para coronavírus foi realizada em mais de 100 pessoas, em Santa Rita, na Paraíba, em apenas um dia - Foto: Divulgação/Secom-PB
Ao todo, 124 testes rápidos da Covid-19 foram realizados na cidade de Santa Rita, durante todo o sábado, no ginásio do antigo CAIC, pelo Governo da Paraíba, em ação conjunta com a prefeitura da cidade, que já é segunda com o maior número de casos confirmados do coronavírus, ficando atrás apenas de João Pessoa. Outros 23 testes foram aplicados nas residências, em pessoas que apresentam dificuldade em locomação e sintomas de síndrome gripal.

Do total, 36 resultados acusaram positivos para a Covid-19, sendo que, das 101 examinadas no ginásio, 31 deram positivo e das 23 testadas nas residências, cinco também testaram positivo.

De acordo com o boletim divulgado diariamente pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) neste sábado (9), Santa Rita é o segundo município com o maior número de casos confirmados do coronavírus. São 178 casos, perdendo apenas para João Pessoa, que está com 1.114 casos confirmados.

“A estratégia da ação de testagem ampliada para Santa Rita tem o objetivo de avaliar os casos de quem apresentou síndrome gripal, em abril, para saber a circulação viral no município”, ressaltou a secretária executiva de Saúde, Renata Nóbrega.

O prefeito de Santa Rita, Émerson Panta, esteve no local da testagem. Segundo ele, é uma ação extremamente importante para definir estratégias e planejar ações futuras. “Através dessa testagem, vai ser possível colher informações para decretar o lockdown setorizado, nos bairros mais afetados. Só tomando essa atitude para desacelerar a curva e com isso salvar vidas”, pontuou.

A ação foi coordenada pela sanitarista da Gerência Executiva de Vigilância em Saúde da SES, Bernadete Moreira. “Tivemos todo o cuidado pra evitar aglomeração, colocando as cadeiras distantes umas das outras; o local tem uma boa circulação de ar e ainda orientamos para que todos fizessem a higienização das mãos, antes de entrar no local da testagem. Todas as pessoas atendidas aqui foram agendadas pelo município, e estão há mais de oito dias com sintomas de síndrome gripal”, explicou.

G1 PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas