Tem início segunda etapa da campanha de vacinação contra gripe - Conecta Paraíba

Últimas Notícias

quinta-feira, 16 de abril de 2020

Tem início segunda etapa da campanha de vacinação contra gripe

Público-alvo inclui profissionais de segurança e do sistema prisional, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo, pessoas com doenças crônicas, privadas de liberdade, e jovens de 12 a 21 anos que cumprem medidas socioeducativas
Segunda etapa da campanha de vacinação contra gripe tem início na Paraíba - Foto: Dayse Euzébio/Secom-JP
Começa nesta quinta-feira (16) a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a influenza na Paraíba. Esta fase da campanha contra a gripe tem como público-alvo profissionais de segurança e salvamento, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo, pessoas com doenças crônicas, pessoas privadas de liberdade, profissionais do sistema prisional e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que cumprem medidas socioeducativas.

Para se vacinar, os caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários, devem apresentar o contra-cheque da empresa em que trabalham, ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D ou E. Os profissionais da segurança e salvamento também têm que comprovar o vínculo para serem imunizados.

Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais devem apresentar prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, ou outro documento que comprove a doença crônica que o usuário possui.

Funcionários do sistema prisional, a população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas já possuem estratégia de vacinação nos locais de referência para estes públicos.

Vacinação contra gripe em João Pessoa
Em João Pessoa, esta etapa da campanha começa com 18.330 doses da vacina. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai fazer a vacinação em 68 ginásios, das 12h às 16h, e em três pontos de ‘drive thru’, no Parque da Bica e nos estacionamentos dos shoppings Manaíra e Mangabeira, das 8h às 16h. Além de um ponto extra, que irá funcionar na Gauchinha.

Além de atender ao público-alvo, idosos e profissionais da área de saúde que ainda não conseguiram se imunizar, poderão ser vacinados também. Este segundo grupo também pode se vacinar no Centro Municipal de Imunização (antigo Lactário da Torre).

Vacinação contra gripe em Campina Grande
Em Campina Grande, foram disponibilizadas 5.500 doses da vacina para as pessoas com doença crônica, segundo a Coordenação de Imunização. Outras 1.800 doses serão destinadas para os motoristas de transporte público e profissionais que compõem as forças de segurança.

A Secretaria de Saúde de Campina Grande informou que as vacinas serão destinadas apenas às pessoas com doença crônica que estão cadastradas em unidades de saúde pelo Ministério da Saúde. Cada pessoa deve procurar unicamente o posto em que realizou o cadastro. Já os caminhoneiros, motoristas de ônibus e profissionais das forças de segurança serão vacinados por uma equipe em seus locais de trabalho.

Ainda segundo a secretaria, os idosos e profissionais da saúde que não foram vacinados na primeira fase da campanha em Campina Grande só deverão receber as vacinas na próxima fase, no mês de maio.

Vacinação contra gripe em Patos
Em Patos, no Sertão, as vacinas estarão disponíveis unicamente nas unidades básicas de Saúde (UBSs), distribuídas em toda a cidade. Segundo a prefeitura, para esta segunda etapa, o município receberá o primeiro lote com 1.920 doses. A secretária de Saúde do município, Francisca Lavor Furtado, informou que o percentual de pessoas idosas que ainda resta da primeira fase será imunizado a partir de amanhã, juntamente com os demais públicos.

G1 PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas