Sérgio Moro cumpre agenda ‘surpresa’ em João Pessoa - Conecta Paraíba

Últimas Notícias

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Sérgio Moro cumpre agenda ‘surpresa’ em João Pessoa

Ministro elogiou operações Calvário e Xeque-Mate, defendeu atuação do MP e teria mantido sigilo da agenda para evitar protestos contra o governo
Moro apenas fez elogios a operações, à PF e não falou sobre temas polêmicos (Foto: Sandra Macedo/Rede Correio Sat)
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, chegou praticamente de surpresa a João Pessoa, onde conheceu a nova sede da Polícia Federal nesta segunda-feira (17) e falou com jornalistas durante entrevista coletiva.

Moro visitou as novas instalações da Polícia Federal, no bairro João Agripino, na Zona Leste da Capital, e depois elogiou as operações Calvário, Xeque-Mate e Pés de Barro, que apuram corrupção na gestão do Estado; de Cabedelo, na Região Metropolitana de João Pessoa; e no interior da Paraíba; respectivamente. Ele já havia feito elogios nas redes sociais a operações na Paraíba.

“O Gaeco tem trabalhado junto com a PF, o que cabe todos os elogios, tudo isso é parte dessa ideia de integração entre Ministério Público e demais forças policiais. Só vejo com louvor”, disse ele durante coletiva, em João Pessoa.

Semana passada, o procurador-geral da República, Augusto Aras, nomeou seis procuradores para atuar no Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público Federal (MPF) na Paraíba.

Foram nomeados Tiago Misael (coordenador, que atua na região de Patos), Victor Veggi e Antônio Edílio Magalhães (que atuam na região da capital João Pessoa). Além de Bruno Barros e Bruno Galvão (Campina Grande) e João Raphael (de Guarabira-PB).

Na coletiva, Moro negou que a visita ‘surpresa’ tenha relação com o julgamento da soltura do ex-governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), que foi preso na Operação Calvário, mas conseguiu ser solto após decisão do juiz Napoleão Nunes Maia, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ele volta à pauta do STJ nesta terça-feira (18), desta vez nas mãos da sexta turma.

O ministro também fez vários elogios à Polícia Federal na Paraíba. “Tem produzido resultados impressionantes”. Ele falou que a instituição tem autonomia para trabalhar, mas que deve manter o foco contra corrupção e crime organizado.

Sérgio Moro estaria evitando protestos
A imprensa foi convocada duas horas antes da entrevista e não havia nenhuma informação antecipada sobre a presença do ministro na capital paraibana, nem a pauta da visita. Na agenda oficial de Moro, no site do Ministério da Justiça, consta que não existem compromissos agendados.

Esta á primeira vez que Sérgio Moro participa de evento público na Paraíba representando o governo federal, desde a eleição do presidente Jair Bolsonaro (Aliança), em 2018.

Segundo apuração no local, Moro pode ter mantido sigilo sobre a visita para evitar manifestações e protestos contrários ao governo Bolsonaro. Porém, a equipe do ministro alegou que as informações sobre a presença dele em João Pessoa foram mantidas em segredo por questões de segurança.

Além disso, alguns jornalistas comentaram que entraram na fila de perguntas com questionamentos mais polêmicos sobre o governo, mas que não foram atendidos pela assessoria do ministro.

Em outubro do ano passado, a presença de Moro havia sido programada para a inauguração da mesma sede da PF, mas na época a agenda foi cancelada sem nenhum motivo aparente, apenas sob alegações de que ele teria outros compromissos em Brasília.

Com informações de Sandra Macedo, da Rede Correio Sat

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas