UFPB é única no estado com materiais em braille para cursos - Conecta Paraíba

Últimas Notícias

quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

UFPB é única no estado com materiais em braille para cursos

Segundo a pesquisa, no Ensino Superior brasileiro, 44 mil estudantes possuem algum tipo de deficiência
UFPB é a segunda, no Brasil, que mais atende
estudantes com deficiência visual (Foto: Divulgação/UFPB)
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) é uma das 31 instituições de Ensino Superior do país com materiais disponíveis em braille para todos os cursos de graduação, conforme levantamento de revista do Quero Bolsa, site de busca de faculdades que ajuda estudantes a comparar cursos e conseguir bolsas de estudo até o fim do curso.

Essa informação é resultado da extração e do cruzamento de dados públicos do Ministério da Educação (MEC), referentes ao ano de 2018.

De acordo com a transcritora em Braille da UFPB Dina Melo, a universidade possui material disponível em 105 cursos. E conta atualmente com 21 discentes com deficiência visual, 16 cegos e cinco com baixa visão. O Núcleo de Educação Especial (Nedesp) da UFPB é o responsável por adaptar, transcrever e providenciar os materiais para os alunos.

“Recebemos as referências dos materiais de que os discentes precisam para as aulas e fazemos a adaptação no centro de conversão. Depois, disponibilizamos consoante às necessidades de cada um”, ressalta Dina.

Segundo a pesquisa, no Ensino Superior brasileiro, 44 mil estudantes possuem algum tipo de deficiência. Desses, 29,2% possuem baixa visão, 5,8% têm baixa cegueira e 0,3% são pessoas com surdocegueira.

O Braille é o sistema de escrita tátil usado pelas pessoas com deficiência visual e criado pelo francês Louis Braille.

Outras instituições do Nordeste também estão na lista: a Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade Tiradentes (Unit), em Aracaju.

Portal Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas