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Procedimento é aplicado apenas aos usuários com pendências cadastrais (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil) |
As pessoas com
linha telefônica pré-paga em 17 estados têm até o dia 18 de novembro para
fazerem um recadastramento e atualizarem seus dados, sob risco de ficarem com o
serviço bloqueado. A medida faz parte do projeto da Agência Nacional de
Telecomunicações (Anatel) para a criação do cadastro nacional de usuários dos
serviços de telefonia celular pré-paga.
A exigência vale
para os moradores de cidades dos seguintes estados: Alagoas, Amazonas, Amapá,
Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Pará,
Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, Sergipe e São
Paulo. Esta é a terceira e última fase do recadastramento, que iniciou em 2 de
setembro.
Antes dela,
residentes das demais Unidades da Federação também entraram na obrigação do
recadastramento. O processo ocorreu até o dia 15 de outubro nos seguintes
estados: Acre, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas
Gerais, Paraná, Rondônia, Tocantins e Santa Catarina.
Os usuários de
pacotes pré-pagos serão acionados pelas operadoras por canais como mensagem de
texto, ligações ou pop ups em sites. O procedimento é aplicado apenas aos usuários
com pendências cadastrais. As operadoras também disponibilizaram canais de
atendimento para fornecer mais informações sobre o recadastramento, como
páginas específicas nos sites e números, conforme dados da Anatel.
- Claro - 1052
- Tim - *144
- Vivo - *8486
- Oi - *144
- Algar - 1055
- Sercomtel - 1051
Após a conclusão
do recadastramento, as informações serão reunidas em um site, a ser
disponibilizado em janeiro do ano que vem pela Anatel. Os cidadãos poderão
consultar as linhas ativas a partir do seu registro no Cadastro de Pessoas
Físicas (CPF) para identificar se aquelas listadas estão corretas. Segundo a
Agência, assim será possível identificar eventuais fraudes.
Agência Brasil
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