Hospital cadastra pacientes para mutirão de consultas com urologistas - Conecta Paraíba

Últimas Notícias

quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Hospital cadastra pacientes para mutirão de consultas com urologistas

Paraíba deve registrar mais de 1,1 mil novos casos de câncer de próstata em 2019, diz INCA
Hospital cadastra pacientes para mutirão de consultas com urologistas, em Campina Grande - Foto: Angélica Lúcio/HUAC
O Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) cadastra pacientes a partir desta terça-feira (5) para um mutirão de consultas gratuitas com urologistas, em Campina Grande. Estão sendo oferecidas 240 vagas. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele. A estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA) para este ano é de 68.220 novos casos de câncer de próstata. Já para a Paraíba, a expectativa é que 1.170 novos casos sejam registrados.

Os cadastros serão feitos no Centro de Assistência Especializada de Saúde e Ensino (Caese), na própria unidade hospitalar, a partir das 8h. Os interessados devem apresentar o cartão do Sistema Único de saúde (SUS). A ação é direcionada para homens com idade a partir de 45 anos.

Nos dias 6, 7 e 8, os pacientes cadastrados vão fazer o exame de Antígeno Prostático Específico (PSA). Já o mutirão de consultas, vai acontecer no dia 12 de novembro.

Prevenção ao câncer de próstata
Segundo informações do médico André Brasileiro, a melhor forma de realizar o diagnóstico precoce da doença é procurar o urologista a partir dos 45 anos, quando o paciente tem histórico de câncer na família e a partir de 50 anos, para a população em geral.

Ainda de acordo com o médico, a melhor maneira de minimizar as chances de se ter câncer de próstata é possuir um estilo de vida saudável com a prática de atividades físicas, tomar sol nas primeiras horas da manhã ou no final da tarde, ter uma alimentação balanceada e evitar alimentos com gordura animal.

G1 PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas