STJD arquiva ação do ABC contra o Treze e mantém rebaixamento do clube potiguar na Série C - Conecta Paraíba

Últimas Notícias

sexta-feira, 27 de setembro de 2019

STJD arquiva ação do ABC contra o Treze e mantém rebaixamento do clube potiguar na Série C

Time de Natal queria que o Galo fosse punido com a perda de pontos no Grupo A da Terceirona
ABC foi rebaixado na Série C do Campeonato Brasileiro após uma campanha de apenas 33,3% de aproveitamento — Foto: Diego Simonetti / @MajorFotografias
O rebaixamento do ABC para a Série D do Campeonato Brasileiro de 2020 está mantido até mesmo pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). É que a Terceira Comissão Disciplinar da entidade julgou nessa quinta-feira a ação movida pelo clube potiguar contra o Treze por uma suposta escalação irregular do técnico Celso Teixeira. Os auditores acompanharam o relator do processo e decidiram, por unanimidade, pelo arquivamento. Com isso, o Galo da Borborema segue na Série C nacional.

Os auditores do STJD não enxergaram irregularidade do Treze na escalação de Celso Teixeira - punido com suspensão ainda na época em que treinava o Central-PE - na partida contra o Confiança, em Aracaju, pela 17ª rodada da Série C do Brasileiro. Com isso, o processo foi arquivado por 4 votos a 0.

A derrota do ABC na Justiça apenas confirmou o que o relator já havia indicado após o STJD aceitar a denúncia. É que o time do Rio Grande do Norte esperava que o Treze fosse punido por infringir o Artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata sobre escalação irregular de atleta. No entanto, o próprio Tribunal descartou essa possibilidade, já que Celso Teixeira exerce o cargo de treinador.

Entretanto, o Galo da Borborema foi denunciado nos Artigos 191, por deixar de cumprir ou dificultar o cumprimento da punição, e 223, por retardar o cumprimento de pena. A condenação poderia render uma multa num valor de até R$ 200 mil. Mas, como o mérito não chegou a ser julgado, o Treze está livre da condenação.

Com a decisão do campo mantida, o Treze permanece com 19 pontos conquistados no Grupo A da Série C do Campeonato Brasileiro, enquanto o ABC, rebaixado, ficou com 18 pontos.

Quem comemorou a decisão judicial foi Walter Cavalcanti Júnior, presidente do Treze. Em uma rede social, o dirigente provocou o ABC colocando o placar final da sessão como se fosse um resultado de jogo no campo.

O ABC possui o direito ao recurso no Pleno do SJTD, algo que, segundo o advogado do clube, vai mesmo acontecer. No entanto, ainda não existe um prazo para a sequência do caso.

Enquanto isso, para as quatro linhas, tanto os potiguares quanto os paraibanos já traçam os objetivos para a temporada 2020. Francisco Diá vai ser o técnico do ABC, enquanto Celso Teixeira, pivô da polêmica, teve o seu contrato renovado com o Treze.

GloboEsporte.com - Campina Grande

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas